quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Pesquisadores desenvolvem visor OLED que estica

Estudiosos da Universidade da Califórnia criaram tela que pode esticar em até 45% de seu tamanho original.

Parece que eletrônicos flexíveis são o novo Santo-Graal da tecnologia. Gadgets futurísticos e dobráveis podem estar um pouco distantes ainda, no entanto novos desenvolvimentos feitos na Universidade da Califórnia podem deixar essa realidade um pouco concreta.
Pesquisadores da UCLA desenvolveram telas OLED que podem ser enroladas como se fossem pedaços de papel  comuns ou esticadas. Um artigo, publicado originalmente em julho detalha que os engenheiros conseguiram criar com sucesso um Diodo Orgânico Emissor de Luz (OLED, em inglês) que pode esticar até 45% a partir de seu tamanho original. 
Os estudiosos criaram esse visor especial ao criar camadas de nanotubos de carbono e eletrodos de polímeros em um plástico que estica. Quando essa tecnologia amadurecer, esses aparelhos poderão ser utilizados para diversos fins, desde dispositivos para o consumidor final até design de interiores e aparelhos médicos. 
Vale lembrar que essa novidade ainda é embrionária, porém trata-se de um passo importante - as pesquisas anteriores a respeito de visores flexíveis alcançaram apenas em dispositivos dobráveis, ou seja, este é o primeiro que estica de fato. Abaixo há um vídeo breve que mostra o resultado dos estudos.

0 comentários:

Postar um comentário