terça-feira, 6 de abril de 2010

Cinco recursos corporativos que faltam ao iPad

Novo computador tablet da Apple pode ser uma ferramenta valiosa para empresas, mas peca por não trazer funcionalidades essenciais para atender a esse segmento.

Começa a ser comercializado dentro de algumas semanas o novo computador tablet iPad da Apple – pelo menos a versão Wi-Fi (até agora o aparelho foi oferecido apenas em pré-venda). O portátil está sendo comparado a leitores digitais e computadores ultraportáteis (netbooks), além de tablets baseados em sistemas operacionais como o Windows 7. O dispositivo poderia ser valioso para o mercado corporativo, mas peca por não trazer funcionalidades essenciais para as empresas.

O iPad é um dispositivo diferente que vem para conquistar seu próprio nicho. A inicialização instantânea como um smartphone, combinado com um processador rápido, tela multitouch, tamanho rival aos notebooks e a ampla biblioteca de mais de 150 mil aplicativos tornam o dispositivo único para servir como ferramenta de negócios.

Confira abaixo cinco recursos ausentes no iPad que o tornariam muito melhor para ser utilizado como ferramenta de negócios:

1-Expansão de memória
O iPad vem em três versões: 16GB, 32GB e 64GB. Se a necessidade de armazenamento do usuário corporativo for maior do que o limite do dispositivo, ele não atenderá. Quase todos os smartphones – com exceção do iPhone – têm memória expansível via cartões mini ou micro SD. O iPad não é um smartphone, mas a Apple deveria ter incluído uma entrada para cartão de memória no dispositivo para permitir a expansão de memória, caso seja preciso.

2-Entradas USB
Notebooks e netbooks oferecem uma grande flexibilidade por meio dessas entradas: existem dispositivos de leitura, discos rígidos, webcams, fones de ouvido e uma série de acessórios USB. Uma entrada USB – em conjunto com os softwares e drivers corretos – poderia ampliar em grande parte a funcionalidade do iPad e permitir aos profissionais de negócios utilizá-lo para uma nova variedade de propósitos.

3-Câmera de vídeo
Uma câmera frontal é provavelmente o recurso mais especulado para o iPad. Seguindo o lançamento, desenvolvedores e analistas de mídia notaram que o iPad que Steve Jobs utilizou no evento de lançamento do aparelho pareceu ter espaço para câmera, e o kit de desenvolvimento (SDK) da Apple traz referências à ela. Mas parece que não haverá, de fato, câmera no iPad – pelo menos não na primeira geração. Talvez isso chegue no segundo iPad, já que a possibilidade de conduzir videoconferências do dispositivo é um dos maiores recursos em potencial para negócios.

4-Multitarefa
O iPhone OS, utilizado pelo iPad, ainda não permite multitarefa. Tecnicamente, o sistema é capaz de oferecer esse recurso, mas a Apple limitou ou restringiu os aplicativos que são capazes de permitir essa funcionalidade. A necessidade para multitarefa no iPhone é discutível – há soluções alternativas que podem ser tão efetivas quanto o recurso.
No entanto, uma tela do tamanho do iPad permite a visualização de várias janelas ao mesmo tempo – implicando uma obrigação por parte da Apple em permitir a funcionalidade de multitarefa. Felizmente, isso é uma questão de software e o recurso pode ser adicionado com uma simples atualização do sistema.

5- Navegadores alternativos

A Apple tem o seu próprio navegador – o Safari – que é utilizado no iPhone, iPad e iPod Touch. Infelizmente, este navegador não é o mais funcional ou mais popular navegador no mundo. Em quarto lugar, com menos de 5% do mercado de navegadores, o Safari simplesmente não é a melhor escolha para profissionais de negócios.


Muitas empresas dependem de ferramentas baseadas na web e aplicações que foram construídas para o Microsoft Internet Explorer ou para o Mozilla Firefox e podem não funcionar corretamente no Safari. Permitir escolhas de navegadores alternativos também é uma melhora no iPad que pode ser conseguida por meio de software, portanto é algo que pode acontecer antes da próxima geração do dispositivo.


O iPad é um dispositivo projetado para consumo de mídia pelo público em geral. Ele é desenvolvido para ser uma plataforma móvel de informações/entretenimento, e é primariamente um gadget para consumidores. Mesmo assim, ele ainda reserva vários usos para negócios, e uma biblioteca crescente de aplicativos que objetivam integrar o iPad (e o iPhone) à empresa.
Fonte: IDG Now

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