quinta-feira, 1 de julho de 2010

Observando as novas tecnologias




Destaque na edição desta semana da Revista Veja, o Google TV dá início a uma revolução nos hábitos de consumo e relacionamento entre a televisão e a internet. A matéria Tecnologia relata a impressionante experiência vivida pelo apresentador da Fox News, Glenn Beck, um dos mais populares jornalistas dos Estados Unidos, que apareceu em seu programa com um exemplar do livro The Road to Serfdom – O Caminho da Servidão, livro em que o austríaco Friedrich Hayek denunciou os vícios das economias planejadas em regimes  totalitários. Pouco tempo do término do programa, este livro, lançado em 1944 foi catapultado à lista dos mais vendidos da Amazon, chegando à liderança isolada, ou seja, tornou-se um Best-Seller instantâneo por obra de milhares de pessoas que correram ávidas para adquirirem o livro através do computador.
Só que a grande novidade é que muito em breve, estes mesmos consumidores sequer precisarão levantar de suas poltronas para comprar o que se anuncia pela TV através da internet. A mais séria novidade da confluência entre a internet e a televisão atende pelo nome de Google TV, que será lançada em setembro deste ano. Em parceria com a Sony, o Google vem desenvolvendo um aparelho com as funções tradicionais de uma televisão aliadas ao serviço de internet. A proposta possui a simplicidade dos inventos revolucionários. Em lugar de trocar os canais em busca de um show de música, a pessoa poderá digitar “Rolling Stones” ou “Música Gospel” (pra ninguém reclamar que este post não é crente!!!) e o software automaticamente identificará o canal que naquele momento esteja transmitindo o evento do artista solicitado. Como diz a matéria de Veja, “a vovó jogará no Google a palavra “Passione”, e o televisor sintonizará a novela”.
Este sistema será possível mesmo para aqueles que não tenham um aparelho com todos estes recursos. Dessa forma, basta comprar um conversor e acesso a banda larga para internet. Outras empresas de tecnologia, como a Apple, deverão entrar nessa área, por ser um passo evolutivo natural, ou seja, é um caminho sem retorno para a nova relação entre TV, consumidor e internet. Esta mudança de hábito com relação à utilização da internet no dia a dia já é observada entre os jovens e adolescentes, que se assustam com histórias de seus pais ou avós que sobreviveram sem ter as facilidades de pesquisas, entretenimento, informação, entre outras ferramentas da web.


0 comentários:

Postar um comentário