quinta-feira, 17 de março de 2011

Minhas impressões sobre o novo Internet Explorer 9

De cara, já podemos ver que tudo mudou, com o novo layout a Microsoft quer se aproximar (ou pretende) cada vez mais dos seus concorrentes que tomaram nos últimos anos uma fatia considerável de seu público.
Três são os pilares que a Microsoft se baseou para criar este novo navegador: velocidade, limpeza e segurança. E por incrível que possa parecer, ela conseguiu!

Se você utiliza o Windows 7 terá a melhor experiência, graças ao sistema visual Aero, que faz com que as páginas fiquem semitransparentes etc.

De inédito, em relação aos outros navegadores, somente a função de sites fixos. A partir de um simples arrastar e soltar de ícone, o usuário pode ficar um atalho exclusivo para o site em questão na barra de tarefas do Windows Vista ou do Windows 7. Se 87% dos usuários já recorreram à task bar para lançar tarefas, não é surpresa que vários sites graúdos iniciaram a adoção da tecnologia presente no IE9 que permite ao site fornecer ações especiais diretamente a partir do navegador.

A Amazon, maior varejista online do mundo, tornou-se parceira da Microsoft na adoção das ações especiais para Sites Fixos. O resultado é que, depois de criar o atalho especial para o site de e-commerce, lá estão as opções de gerenciar a conta do usuário, entrar em contato com o serviço de atendimento ou verificar as últimas ofertas.




De acordo com informações da Microsoft Brasil, uma das vantagens dos Sites Fixos é permitir que o site responsável por aquele atalho envie informações especiais para o usuário. Um jornal virtual, por exemplo, tem como oferecer as notícias mais importantes da hora, que são atualizadas frequentemente e ficam a poucos cliques do usuário.

Os Sites Fixos ainda permitem adicionar tarefas especiais diretamente no site que está aberto. Rádios online, como o serviço Pandora, dão ao usuário o controle das faixas que estão para ser reproduzidas. Caso o internauta queira, pode voltar para a música anterior ou seguir para a próxima sem precisar visualizar a janela do navegador.

A interface, por sinal, é um dos atributos que receberam melhorias. Pela primeira vez, um navegador graúdo oferece tanto a barra de endereços como a lista de abas em apenas uma área do aplicativo, o que a Microsoft chama da de One Box. No entanto, se faltar espaço, o usuário sempre pode ajustar o Internet Explorer para que as abas sejam exibidas numa segunda linha, abaixo da barra de endereços, como já acontece no Internet Explorer 8.




Se rapidez é um dos desejos da Microsoft, o Internet Explorer 9 vai atrás desse objetivo por meio de um novo engine de JavaScript. O Chakra faz uso da aceleração de hardware para compilar os scripts em segundo plano. A empresa afirma que é o mecanismo JS mais rápido “de acordo com o teste do WebKit SunSpider”, o que certamente indica que deve se tratar de um JavaScript realmente poderoso.

Para completar, o Internet Explorer tira proveito da aceleração gráfica também da GPU. Se a sua placa de vídeo oferece recursos de renderização de imagens, vídeos e gráficos de maior qualidade — o que acontece em 90% dos computadores rodando Windows, talvez o Internet Explorer 9 seja a melhor opção para que o processador ganhe um respiro ao deixar de fazer atividades que não são, por essência, dele.

E como fica a segurança do IE? Ao ser questionado sobre a tradicional desconfiança de que o navegador deixa a desejar nesse quesito, Osvaldo Barbosa afirmou que a empresa está focada em produzir atualizações sempre que necessário. Além disso, o navegador conta com melhorias no SmartScreen, a tecnologia de segurança da Microsoft que verifica se um site é seguro antes de permitir que o usuário o acesse.

Esse mesmo SmartScreen agora se comunica com os servidores da companhia sempre que o usuário realiza um novo download. Caso seja necessário, ele emite um alerta informando que o arquivo baixado poucas vezes e que é preciso ter atenção redobrada ao acessá-lo.

As listas de proteção contra rastreamento impedem que sites guardem informações sobre páginas visitadas e buscas realizadas pelo usuário, baseando-se em parceiros bem estabelecidos como o TRUSTe e o AdBlock Plus — inclusive, a Microsoft Brasil alfineta a concorrência ao dizer que o AdBlock é uma extensão nos demais navegadores, mas está integrado nativamente ao IE9.

Devido a esses recursos, a empresa afirma baseando-se em “estudos” que o Internet Explorer 9 bloqueia 99% de todo o malware baseado em engenharia social. Esse número seria 5 vezes mais do que o Firefox (versão Beta mais recente) e 33 vez mais que o Google Chrome (na versão Beta mais recente).

A má notícia fica por conta da falta de disponibilidade do navegador no sistema mais usado no Brasil, que é o Windows XP. Lançado há mais de 10 anos, o XP ficou de fora dessa atualização (bem como na época do lançamento do Internet Explorer 8). Segundo a Microsoft Brasil, isso se deve á dificuldade em recriar os mesmos recursos do IE para Windows mais recente no idoso XP.

Enfim, vale a pena baixar e fazer seus testes, realmente o IE9 veio para colocar a Microsoft novamente nos trilhos dos browsers, resta saber se dará tempo de voltar a ter 95% das pessoas navegando em seu browser ou é tarde demais!

Algumas imagens e textos extraídos de Tecnoblog.

0 comentários:

Postar um comentário