quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

HTML5 só ficará pronto em 2014, mas responsáveis pelo padrão têm pressa

Detalhes devem ser finalizados até maio, para que os testes possam começar; questões sobre codecs de áudio e vídeo ainda precisam ser resolvidas.


As especificações do HTML5 só serão definidas em julho de 2014, mas, ainda assim, o Congresso World Wide Web (W3C) decretou que maio deste ano será a última oportunidade para que os detalhes sejam finalizados. Afinal, o que falta?
De acordo com o responsável pelas especificações, Ian Jacobs, o refinamento da capacidade multimídia do HTML5 é uma das questões a serem resolvidas antes que o W3C mova para o último estágio, que durará três anos: receber comentários, fazer testes e concluir a interoperabilidade entre navegadores.

Os problemas multimídia

O assunto mais importante a ser debatido é sobre a possibilidade de incluir multicanais em vídeos e áudios. Isso permitiria, por exemplo, que um vídeo fique dentro de outro e que salas de bate papo ofereçam conversas simultâneas, por voz, entre seus usuários. Outro recurso que poderá ser adicionado é relacionado à tecnologia canvas 2D. Com ela, fotos poderão ser marcadas com seus créditos.

Uma polêmica é quanto ao codec de vídeo a ser usado como padrão. Os desenvolvedores não conseguiram chegar a um consenso, portanto devem deixar a escolha a cada browser, que só terão que adaptá-lo ao HTML5. “Não nos importamos com o codec que escolherão”, disse Jacob.

CSS e WebSocket

Em termos de linguagem, o HTML5 está bem formatado, mas alguns complementos sobre CSS e WebSocket precisam ser adicionados - numa tentativa de deixar a Web mais aberta. Este último é importante para aplicações de bolsas valores e feeds em tempo real. “Por enquanto, elas só funcionam com Flash e Java, não com o HTML5”.

Também se discute o suporte dos aplicativos ao padrão. Jeffrey Hammond, da Forrester Research, afirmou que, embora alguns desenvolvedores já estejam trabalhando para aceitá-lo, programas importantes como Microsoft Visual Studio e Adobe Dreamweaver ainda não foram adaptados.

Prazo

Embora o cronograma aponte para julho de 2014, a data final pode ser alterada. Segundo Ian Hickson, da equipe da W3C, no começo eles pensavam que tudo seria concluído até 2010, o que não foi possível.
Por isso, Jacobs tem incentivado os usuários a já começarem a usar o HTML5. “Queremos comentários para que possamos melhorar a interoperabilidade”, justificou.


Fonte: IDG Now!

0 comentários:

Postar um comentário