quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Pesquisadores criam plástico que conduz eletricidade

Um grupo de pesquisadores australianos, das Universidade de New South Wales e de Queensland, desenvolveram um novo tipo de plástico, capaz de conduzir eletricidade. A descoberta foi publicada nesta semana (23/2), pelo jornal científico ChemPhysChem.
O polímero criado pelos pesquisadores possui características metálicas e de materiais supercondutores, e supera a eficiência dos itens tradicionalmente usados pela indústria, como a Platina. Segundo o professor responsável pelo projeto, Paul Meredith, o plástico pode até transportar uma corrente elétrica com zero de resistência, se resfriado a uma temperatura suficientemente baixa.
Para produzir o material, os cientistas colocaram um fino pedaço de metal sobre uma camada plástica e bombardearam a mistura com raios de íons, promovendo a "fusão" dos materiais.
Segundo os pesquisadores, o novo plástico condutor pode representar o link entre a atual e a próxima geração de eletrônicos. Isso porque, as características maleáveis, resistentes e de baixo custo do produto podem facilitar a produção de novos equipamentos.

0 comentários:

Postar um comentário