sábado, 30 de abril de 2011

O Ruby é demais e o Java é um saco?

Texto original de Antonio Cangiano, traduzido com autorização, disponível em http://programmingzen.com/2006/01/22/ruby-rocks-and-java-sucks/

Muitos hackers são bastante religiosos no que diz respeito à sua linguagem de programação, mas eu não. Sempre que possível, eu tento ser racional sobre as coisas que realmente importam para mim. Por esse motivo, você não vai me ouvir dizendo coisas como: “O Ruby é demais, e o Java é um saco”. O Ruby é demais, mas para mim, para o tipo de desenvolvimento que eu amo fazer e pelo jeito que eu gosto de pensar e expressar meus pensamentos em código.
Eu tenho quase certeza de que o Ruby seria uma ótima linguagem de programação para uma grande audiência de hackers no mundo inteiro, mas isso não significa que devemos desprezar aqueles que trabalham com Java, C#, ou outra linguagem “burocrática”. Na web, existem milhares de textos sobre “Java vs Ruby”, “PHP vs Rails”, “Python vs Ruby”, “C# vs Java”, e por aí vai.., Na maioria das vezes, é tudo non-sense.
Claro que todas essas linguagens têm diferenças que vão determinar sua vida como programador, mas você realmente precisa tentar por você mesmo. Gaste mais tempo selecionando e aprendendo sua plataforma de programação, experimente, e se possível aprenda mais de uma linguagem e de um framework. Diferentes paradigmas podem significar grandes ganhos em termos de flexibilidade para um programador. Eu realmente amo trabalhar com brocas, mas às vezes você precisa de uma chave de fenda, ou apenas um martelo. “Compre algumas ferramentas”, guarde-as na sua caixa de ferramentas, e então use aquelas que vão permitir que você faça seu trabalho melhor. Ou que são solicitadas pela empresa em que você trabalha ou pelo cliente, ou, mais uma vez, aquelas que você mais gosta de usar.
Algumas linguagens de programação permitem que você seja mais produtivo do que outras em determinadas circunstâncias, criando um código mais sustentável, e assim por diante. O Assembler é definitivamente menos “amigo dos humanos” do que o Python, por exemplo. Mas, no campo de linguagens com objetivos gerais, o gargalo real é geralmente o programador, e não a linguagem! É o seu nível de maestria da linguagem que faz a diferença na maioria dos casos. Eu amo Ruby e, na minha opinião, é uma linguagem levemente melhor que Python, mas, no momento, eu não sou metade tão produtivo no Ruby quanto o Alex Martelli é no Phyton.
Um dia, minha esposa me perguntou por que eu era tão apaixonado pelo Ruby, enquanto eu costumava ser bastante interessado no C#. Ela me perguntou qual a diferença, e quais as vantagens. Ela é uma mulher muito inteligente, mas não tem conhecimento em programação, então eu tentei explicar a ela sem entrar em detalhes, como dinâmica de linguagem, meta programming, ORM, e assim por diante. Ela conseguiu entender o que eu quis dizer, mas eu estava procurando por uma maneira mais direta e efetiva de ilustrar o conceito.
Alguns dias atrás, eu me lembrei da foto engraçada que você pode ver no início do artigo. Esta é provavelmente a melhor resposta: simplicidade. O Ruby não entra no meio do seu caminho e permite que você expresse suas idéias, porque o Ruby é o mais simples possível sem ser simples demais, como diria Einstein. Você não precisa de uma dúzia de livros para conhecer bem o Ruby ou o desenvolvimento web com Rails, você só precisa de alguns livros, um cérebro, e um pouco de prática.

Fonte: iMasters

0 comentários:

Postar um comentário